Blog parado por tempo indeterminado

Google cria tatuagem eletrônica que detecta mentiras

13 novembro 2013

Óculos e relógios inteligentes são só o começo. Uma patente da Motorola Mobility, do Google, mostra que a empresa pensa longe quando o assunto é computação vestível. A patente descreve uma tatuagem eletrônica que funciona como microfone remoto para o smartphone e até como detector de mentiras. A tatuagem é, na verdade, uma espécie de etiqueta adesiva. Ela fica colada ao pescoço do usuário. Por meio de um minúsculo microfone, a tatuagem capta as conversas e transmite o áudio ao smartphone do usuário. No documento em que pede o registro da patente, o Google sugere que ela seria útil para agentes de segurança. Eles poderiam se comunicar de forma discreta, sem ter de usar fones de ouvido com microfone. Mas o mais intrigante é o possível uso dessa tatuagem como detector de mentiras: “Opcionalmente, a tatuagem eletrônica pode incluir um sensor de resposta galvânica para medir a resistência da pele do usuário”, diz o texto da patente. 

 “Consideramos que, se o usuário estiver nervoso ou dizendo mentiras, a resposta galvânica da sua pele será diferente daquela de um indivíduo mais confiante, que esteja dizendo a verdade”, prossegue o texto. O difícil é imaginar alguma situação em que alguém realmente usaria esse detector de mentiras aplicado à pele. Seria, talvez, uma forma de fiscalizar policiais durante uma ação, por exemplo? O pessoal do noticiário britânico The Register vasculhou o texto de mais de 4 mil palavras e notou um detalhe interessante: em nenhum lugar aparece escrita a palavra “remover”. ( Exame). Alguns mais radicais diria que é a Google mais uma vez tentando dominar o mundo. Vai, tudo bem, a empresa com tantas novas invenções criadas até tentando. Mas algumas de suas invenções tem sido bastante úteis e talvez mais essa possa vim a somar em várias áreas. 

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |