Blog parado por tempo indeterminado

Nova York tenta retomar rotina após tempestade Sandy

31 outubro 2012

 Aos poucos, Nova York tenta retomar sua rotina após a passagem da tempestade extratropical Sandy. Nesta quarta-feira, o aeroporto de Newark já reabriu e o JFK deve retomar operações à tarde. O La Guardia, no entanto, continuará fechado. Os ônibus já estão circulando de graça pela cidade e os serviços de metrô devem ser retomados parcialmente na quinta-feira, segundo o governador Andrew Cuomo. Todas as pontes que ligam Manhattan ao continente já estão abertas, mas áreas da ilha continuam sem luz, com 700 mil residências sem eletricidade. Nesta tarde, o presidente Barack Obama vai visitar Nova Jersey, o estado mais afetado pela supertempestade. Apesar da previsão de retomada parcial do metrô para quinta-feira, é o maior prejuízo à rede desde sua construção, há 108 anos. Algumas vias ainda estão completamente inundadas, o que impede o religamento de energia em algumas parte de Nova York, e o trânsito é intenso na cidade.

 O transporte de barcas de Manhattan para Nova Jersey também foi retomado nesta manhã. Já a situação dos aeroportos é normalizada aos poucos. Desde domingo, mais de 19.500 voos foram cancelados. Segundo a AP, 55 pessoas morreram na Costa Leste por causa do Sandy. Só no estado de Nova York foram 22 mortes. Segundo autoridades, a reconstrução e a limpeza de áreas afetadas pela supertempestade devem custar entre US$ 30 e US$ 40 bilhões. Na noite de terça-feira, milhares de pessoas ainda esperavam em abrigos, sem saber se suas casas sobreviveram à chuva. As escolas da cidades também continuam fechadas nesta quarta-feira. 



Enquanto ônibus começam a circular na Big Apple, a Bolsa foi reaberta após dois dias fechada - algo inédito desde 1888. Quem tocou o famoso sino da NYSC foi o próprio prefeito Michael Bloomberg, dando início às operações do mercado. A volta à rotina normal da cidade, no entanto, pode demorar dias, e a reconstrução das comunidades mais afetadas e das redes de transporte ainda mais tempo. Na terça-feira à noite, os ventos e as inundações causadas por Sandy perderam a força. Após deixar um enorme rastro de destruição na Costa Leste, a supertempestade se deslocava para o norte, em direção aos Grandes Lagos. Na Pensilvânia, onde havia alerta para inundações na noite de terça-feira, a supertempestade "não causou grandes alagamentos", informou o governador Tom Corbett. Nesta manhã, 850 mil pessoas ainda estavam sem luz no estado. ( O Globo)

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |