É com muita alegria e muita emoção que os foliões do galo da madrugada não param de brincar no Recife, a marca de foliões já passou de 1,5 milhões de pessoas, não é por acaso que é maior bloco de carnaval do mundo.
Como de costume com a chegada do carnaval os pontos de paradas de ônibus da Avenida Guararapes, centro do Recife são alterados e o centro fechado pra a folia entrar na cidade. A 35º graus o povo brinca com muito frevo no pé, o galo entra para a história como o ano que o bicho “acordou”. As alegorias de carnaval foram no carro de abre-alas do desfile e a que fica na Ponte Duarte Coelho se mexeram e cacarejaram. Ele começou uma hora antes dos anos anteriores, desde cedo à alegoria do abre-alas abriu as asas, girou 30 graus e cantou para anunciar a saída. Depois de horas na Avenida Guararapes o galo se encontrou com outro colega o Masjetoso e Belo Galo que estava em cima da ponte. Alguns artistas que se apresentaram em cima do trio foi Fafá de Belém, Elba Ramalho e Banda Calypso.
As atrações Pernambucanas foi a Spok Frevo Orquestra, Alceu Valença, Almir Rouche, André Rio, Geraldinho Lins, Quinteto Violado e Nando Cordel. Fundado oficialmente em 23 de Janeiro de 1978, com sede na rua Padre Floriano nº43,no Bairro de São José, o galo fez seu primeiro desfile às 5:00 do sábado , naquele mesmo ano.O desfile foi realizado pelas ruas dos bairros de são José e Santo Antônio e reuniu 75 foliões. A fantasia oficial do bloco foi a “a alma”.