Toni Michelle Braxton (Severn, 7 de outubro de 1967) é uma cantora, compositora e atriz estadunidense. Iniciou-se na música ao lado das irmãs cantando em igrejas, mas pouco depois decidiu partir em carreira solo, alcançando êxito internacional. Ninguém poderia imaginar que ela seria uma das artistas de maior sucesso dos anos 1990. Além da beleza e de sua personalidade, sua voz poderosa e ao mesmo tempo doce foi à grande responsável pelas críticas positivas e o lugar mais alto das paradas norte-americanas com seu álbum de estréia, auto-intitulado em 1993.
Mas foi somente com “Secrets”, de 1996, que Toni Braxton ganhou fama mundial e se firmou de vez na cena Pop. O maior sucesso deste álbum, e também de sua carreira Un-Break My Heart chegou ao Top em vários países. Logo depois, a artista resolve tirar “umas férias” e fica 3 anos em silêncio.
Sua volta aconteceu somente com “The Heat” 2000, feito em parceria com Babyface. O trabalho manteve Toni em alta e rendeu a ela um Grammy com a música "He Wasnt Man Enough". Os outros dois cd's lançados posteriormente fizeram a carreira de Toni Braxton declinar More Than A Woman (que obteve somente um single) e o grande fiasco "Libra" (seu álbum mais fraco em vendas).
"Quero demonstrar que estou mais viva que nunca", afirmou em Londres em entrevista concedida à Agência Efe, na qual não escondeu que seu retorno ao mundo da música gerou, em um primeiro momento, "muito nervoso, muita tensão e uma grande dose de responsabilidade", que se dissiparam na medida em que foi recuperando a confiança em si mesma.
Não foi fácil para Toni voltar a acreditar em suas possibilidades após quatro anos marcados por diferentes problemas de saúde. A cantora sofre de uma doença nos vasos sanguíneos conhecida como angina microvascular e, além disso, foi diagnosticada com uma pericardite.
Como se já não fosse suficiente, a cantora descobriu ainda que seu filho mais velho tem autismo, o que a levou a considerar abandonar sua carreira musical para sempre.
No entanto, explica que foi um encontro ao acaso no hospital que trouxe esperanças a ela novamente.
"Enquanto estava internada, conheci uma mulher de 60 anos que tinha sofrido quatro infartos e que me contou que acabava de voltar de férias com seu namorado de 40 anos. Disse-me que esta doença não podia me deter que não podia ganhar a batalha, que eu ainda era muito jovem", lembra a cantora.
A partir daí, Toni começou a trabalhar na criação das 12 faixas de "Pulse", um disco com o qual a cantora volta ao R&B de suas origens e cujo primeiro single, "Yesterday", já foi lançado.
Ela apóia a Associação Americana de Autismo, um trabalho com o qual a cantora pretende ensinar como lidar com a doença.