Comer alho cru duas vezes por semana pode reduzir quase pela metade o risco de câncer de pulmão, segundo pesquisa do Jiangsu Provincial Centre for Disease Control and Prevention.Um estudo feito na China descobriu que adultos que consumiam alho cru como parte da dieta tinham 44% menos probabilidade de sofrer da doença. Mesmo para fumantes, o consumo do alimento reduziu cerca de 30% as chances do aparecimento do câncer. As informações são do Daily Mail.
Cerca de 40 mil pessoas por ano são diagnosticadas com câncer de pulmão na Inglaterra e no País de Gales.
O consumo de tabaco seria a causa de pelo menos 80% dos casos e menos de um em cada dez pacientes vivem cinco anos após o diagnóstico.
Estudos anteriores sugeriram que o alho pode proteger os pulmões contra várias condições, bem como afastar outras doenças malignas, como o câncer de intestino. Um estudo da Universidade do Sul da Austrália sugeriu que o alimento popular poderia reduzir o risco de tumores intestinais em quase um terço.
Na última pesquisa, os cientistas compararam 1.424 pacientes com câncer de pulmão, com 4.500 adultos saudáveis.
Cada um deles foi questionado sobre os hábitos alimentares e estilo de vida, incluindo a frequência com que consumiram alho e se fumavam. Aqueles que comiam alho cru, pelo menos duas vezes por semana eram significativamente menos propensos a ter câncer de pulmão.
A pesquisa não esclareceu, porém, se o alho cozido teria o mesmo efeito. Mas estudos anteriores sugerem que o ingrediente-chave para a prevenção é a substância química alicina, obtida quando o dente de alho é esmagado ou cortado. ( Terra)