Não é novidade que a TV vem gradualmente perdendo espaço para a internet. Neste ano, os americanos devem chegar ao emblemático momento em que o tempo empregado em conteúdo digital vai superar o tempo gasto assistindo à TV, aponta um estudo da eMarketer.
Segundo o estudo, o tempo médio em que os americanos adultos passam consumindo conteúdo digital aumentou de 3 horas e 14 minutos por dia em 2010 para 5 horas e 9 minutos diários neste ano. Essa conta inclui navegação na web e acesso a serviços online por meio de aplicativos móveis. O tempo dedicado à TV também cresceu nesse período, mas pouco. Em 2010, os americanos passavam 4 horas e 24 minutos por dia, em média, diante do televisor. Neste ano, serão 4 horas e 31 minutos.
Pela primeira vez, a internet vai ganhar mais tempo de atenção que a TV.
A eMarketer ainda prevê que essas pessoas vão dedicar, em média, 1 hora e 26 minutos por dia ao rádio e 32 minutos a jornais e revistas. O tempo de audição de rádio caiu um pouco. Era 1 hora e 36 minutos em 2010. Mas a queda mais forte (de 36%) ocorreu no tempo dedicado à mídia impressa, que era de 50 minutos em 2010. Ou seja, o futuro está cada vez mais encaminhado para um mundo mais conectados, e com um lugar que cada vez mais se tem de tudo, inclusive a tv, chamado de internet.