Um levatamento divulgado nesta quarta-feira mostra uma situação preocupante do ensino médio no Brasil. Em estudo feito pelo movimento Todos pela Educação, constatou-se que apenas 10,1% dos alunos do ensino médio adquiriram conhecimento suficiente em matemática.
Os dados foram analisados com base no desempenho dos jovens na Prova Brasil 2011. Os números apresentam queda em relação ao levantamento anterior, quando 11% alcançou a nota mínima. A meta do governo é que esse número chegue a 20%.
Já em língua portuguesa, o indicador se manteve estável em 29%, mas ainda sem chegar à meta, que é de 31%.
A diretora-executiva do movimento, Priscila Cruz, comentou os números. "Há um gargalo nos anos finais do ensino fundamental.
As melhoras que temos conseguido nos primeiros anos dessa etapa não estão chegando até os anos finais", disse. E de quem é a culpa? São de vários fatores, como exemplo, os próprio alunos, que parece ser cada vez mais desinteressados, professores mal qualificados ou também sem motivação e interesse de ensinar e claro, na liderança de todos os problemas, sempre ele, o governo. Quando se trata dos problemas na educação do país, não podemos deixar de mencionar a parcela maior de uma má educação. Pois não há investimentos o suficiente em professores escolas e alunos. Mas vamos combinar, que quando a questão é matemática, o número dos que gostam da matéria, é bem pouco se comparado aos que não gostam