A Apple manteve seu primeiro lugar no ranking anual das 100 marcas mais valiosas do mundo, segundo a consultoria de branding BrandFinance. A empresa americana viu seu valor de marca saltar de 70 para 87,3 bilhões de dólares nos últimos 12 meses, valorização de 19%, ante salto de 129% na edição 2012.
O estudo, divulgado hoje, mostra um top 10 dominado por companhias do setor de tecnologia, com exceção de Walmart e Coca-Cola, que ocupam respectivamente a 5ª e a 9ª posição. Ainda que a Apple esteja confortavelmente à frente, o segundo lugar do ranking é da sua principal rival, a Samsung, avaliada em 58,7 bilhões de dólares.
Há uma semana, a mesma consultoria havia divulgado as 10 marcas mais poderosas do mundo - aqui, o critério não é o valor financeiro da marca, mas a sua influência junto ao consumidor e diante dos pares no setor. Neste caso, foi a italiana Ferrari a liderar o pódio.
Pela primeira vez, o relatório traz três empresas brasileiras entre as 100 mais valiosas: Bradesco (47º), Itaú (62º) e Banco Brasil (94º). Confira abaixo as primeiras 25 marcas mais valiosas.
Posição | Marca | Valor (em bilhões) US$/ 2013 | Valor (em bilhões) US$ / 2012 |
---|---|---|---|
1 | Apple | 87,304 | 70,605 |
2 | Samsung | 58,771 | 38,197 |
3 | 52,132 | 47,463 | |
4 | Microsoft | 45,535 | 45,812 |
5 | Walmart | 42,303 | 38,32 |
6 | IBM | 37,721 | 39,135 |
7 | GE | 37,161 | 33,214 |
8 | Amazon.com | 36,788 | 28,665 |
9 | Coca-Cola | 34,205 | 31,082 |
10 | Verizon | 30,729 | 27,616 |
11 | AT&T | 30,406 | 28,379 |
12 | Shell | 29,752 | 22,021 |
13 | Vodafone | 27,009 | 30,044 |
14 | Wells Fargo | 26,044 | 23,229 |
15 | Toyota | 25,979 | 24,461 |
16 | NTT Group | 25,602 | 26,324 |
17 | Volkswagen | 23,666 | 17,758 |
18 | The Home Depot | 23,423 | 20,902 |
19 | Chase | 23,408 | 18,964 |
20 | China Mobile | 23,296 | 17,919 |
21 | BMW | 23,236 | 21,262 |
22 | HSBC | 22,865 | 27,597 |
23 | Bank of America | 22,397 | 19,537 |
24 | Citi | 21,677 | 18,639 |
25 | McDonald's | 21,642 | 22,23 |