Um estudo feito pela American Assembly, órgão ligado à Universidade de Colúmbia (EUA) mostra que usuários que baixam arquivos ilegais em redes P2P gastam até 30% a mais com música. Ou seja, ao contrário do que pensa o senso comum, os "piratas" são os melhores amigos dos músicos.
Os pesquisadores chegaram à essa conclusão depois de analisar os hábitos de consumo de música de 2300 pessoas nos EUA e na Alemanha. Segundo o estudo, intitulado "Cultura da Cópia nos EUA e Alemanha", quem baixa arquivos ilegais tem 37% mais músicas no PC.
Mas boa parte desses arquivos foi adquirida legalmente.
Cerca de 40% do acervo musical dos piratas foi adquirido de modo legal. O resultado vai ao encontro de outras pesquisas feitas sobre o mesmo assunto. Quem gosta de música baixa alguns arquivos de graça e depois compra mais arquivos para ajudar o seu artista preferido. De fato, muitos de nós não pensamos por esse lado. Antes de se tornar um arquivo ilegal na rede, antes foi adquirido de forma legal. Mas nunca é de mais lembrar, que de qualquer forma, a pirataria impede que gravadoras e artistas ganhem mais lucro por suas músicas, porém, em um mundo cada vez mais antenado e conectado, a maiorias de nós pouco importa com isso, afinal, caiu na rede é peixe e os dawlouds não pára.