Blog parado por tempo indeterminado

'Avenida Brasil' é programa de TV que mais faturou na história de toda a América Latina

20 outubro 2012

Há dois meses não há mais espaço para se anunciar nos intervalos do último capítulo da novela Avenida Brasil, que vai ao ar nesta sexta-feira, na TV Globo. Isso porque mais de 500 empresas - entre anunciantes nacionais, regionais e locais - correram para conseguir alguns segundos de destaque durante o programa mais aguardado da televisão brasileira neste ano. Segundo publicitários, cada inserção nacional de 30 segundos no folhetim custa em torno de R$ 530 mil. De acordo com a revista norte-americana Forbes, a novela quebrou um recorde comercial na história brasileira, ao ter ganho cerca de R$ 1 bilhão com propagandas ao longo de sete meses. Considerando que muitos contratos são fechados com as afiliadas, esse número sobe para R$ 2 bilhões.

Não há precedentes em toda a América Latina. Só na semana passada, quando a personagem Carminha foi expulsa de casa, o folhetim bateu nos 49 pontos e conseguiu ultrapassar a audiência que teve o último jogo da Libertadores, quando o Corinthians, que tem uma das maiores torcidas do Brasil, foi campeão. Histórica também foi a campanha planejada pela empresa Procter & Gamble, que vai troxe dez inserções diferentes de suas marcas e  trabalhou seis meses no planejamento para este dia. "É um número importante para nós. Normalmente, fazemos duas ou três inserções, no máximo, nos capítulos", afirma a diretora de comunicação da Procter & Gamble, Gabriela Onofre. "Não me lembro de ter visto uma empresa dominar o último capítulo de uma novela desta forma", afirma Luiz Fernando Vieira, sócio e vice-presidente de mídia da agência África. 

O empresário diz que espera que 100 milhões de pessoas assistam ao último capítulo da novela. Normalmente, a Avenida Brasil tem 46 milhões de espectadores por dia, segundo a Forbes. A Skol também anunciou  no intervalo do último capítulo. Segundo a assessoria da F/Nazca Saatchi & Saatchi, agência que tem a conta da empresa de bebidas, o valor de tabela do intervalo de Avenida Brasil é R$ 535,5 mil por cada inserção nacional de 30 segundos. No entanto, os números podem mudar de acordo com as negociações entre o anunciante e a TV Globo. Além disso, pela tabela, o intervalo do último capítulo não é mais caro que o de outros capítulos, mas as inserções foram fechadas com dois meses de antecedência, dada a procura. Alguém aí tem alguma dúvida de que vivemos no país das novelas? Não é atoa que a maior parte da programação da Tv Globo é feita de novelas. E por falar nela, a novela aqui em questão, pode até ser sucesso, mas assim como todas novelas, não escapou das críticas de grande parte dos telespectadores, pois afinal, sabemos muito bem o quanto um novela pode ser boa, mas os finais quase sempre são uma merda.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |