Com 23.934 ocorrências registradas, a Bahia lidera o ranking dos estados brasileiros com maior número de acidentes de trabalho. A informação foi revelada no último Relatório Anual de Informações Sociais, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com base nos dados de 2010. Contabilizando 119 mortes no mesmo ano, a Bahia também é líder entre os estados com maior índice de acidentes fatais no trabalho. Outro dado alarmante, ainda segundo o relatório, refere-se, ao número de empregados invalidados: foram registrados 1.268 casos baianos.
“Somente em 2010, o INSS desembolsou, na Bahia, R$ 362 milhões em processos trabalhistas”, destaca a supervisora médico-pericial do Instituto Nacional do Seguro Social no Estado, Norma Sueli Souto.
“Fui afastado do trabalho aos 37 anos, após permanecer 14 anos exposto a substâncias químicas no Polo de Camaçari e após adquirir uma lesão irreversível no fígado”, denuncia Gilson Helio, autor do livro “Fratura Exposta do Direito”, que fala exatamente sobre o descaso da fábrica com dois dos seus trabalhadores. ( Política Livre). E seguindo esse ritmo, os cursos em técnico em segurança do trabalho no estado da Bahia também tem aumentado. Coincidência ou não, fato é que necessário mais fiscalizações, principalmente nas obras realizadas no estado, onde algumas delas vemos que ha realmente um descaso dos órgãos responsáveis.