Blog parado por tempo indeterminado

Uruguai tornao primeiro mercado legal de maconha no mundo

06 maio 2014

A partir desta terça-feira, a maconha poderá ser produzida e comercializada no Uruguai e o país terá um mercado regulamentado para o produto. Nessa segunda-feira, o presidente uruguaio, José Mujica, e o Conselho de Ministros do governo assinaram o decreto que regulamenta a Lei 19.172 – aprovada em dezembro do ano passado. O consumo já era descriminalizado no Uruguai, mas o país é o primeiro do mundo a legalizar a produção e a venda do produto. O decreto estabeleceu as regras de produção, consumo, comercialização e as quantidades que poderão ser compradas por usuário – máximo de dez gramas por semana. O preço máximo de cada grama deverá ser inferior a US$ 1 e o gasto mensal não poderá ultrapassar a US$ 35. Também foram estabelecidas quantidades para o cultivo em residências (seis plantas por domicílio) e a criação de associações que serão chamadas de clubes. 

O produto também poderá ser vendido em farmácias autorizadas pelo governo. Os cultivadores autônomos deverão ser maiores de 18 anos e cadastrados para o plantio. Eles terão permissão para cultivar qualquer variedade de maconha, mas deverão registrar os cultivos no Instituto de Regulação e Controle da Canabis (Irca). O próprio governo plantará cinco variedades da planta, que serão comercializadas nas farmácias credenciadas. A expectativa da Junta Nacional de Drogas do país é que até novembro a maconha possa ser vendida nas farmácias. Para regular a quantidade comprada, cada usuário deverá ser registrado por meio da impressão digital, medida adotada para proteger a identidade. O órgão estima que o mercado regulado deverá atender a 25% do mercado consumidor. No último sábado (3), o presidente Mujica deu detalhes sobre a regulamentação da lei, durante um pronunciamento, e voltou a relacionar o novo modelo estabelecido com a necessidade de combater o narcotráfico. 

 “Queremos dar um golpe no narcotráfico, tirando dele parte do mercado. Nenhum vício é bom, o único que sugiro aos jovens é o amor", disse Mujica, em pronunciamento publicado no site da Presidência do Uruguai. Com relação às regras de consumo, a lei proíbe fumar maconha em espaços fechados, ambientes de trabalho ou educativos, em áreas de saúde, no transporte público, em ambulâncias ou no transporte escolar. Também não é permitido dirigir sob efeito da droga - em caso de suspeita, será feito teste de saliva. 


Além disso, não serão permitidos eventos que façam apologia ao uso da maconha ou que incentivem o consumo... E o Uruguai está fazendo o que outros países não tiveram coragem ainda, porque para saber se vai dar certo ou não, é preciso alguém tentar e ao menos no papel, parece estar tudo bem organizado mesmo. Se vai dar um duro golpe no narco tráfico e diminuir a violência, a partir de agora o tempo dirá. E aposto que muitos depois de ver esta notícia está pensando que poderia ser no brasil também, pois é, poderia, mas é sempre bom lembrar que as leis aqui não costumam funcionar não, então como liberar a maconha se não houver leis? E além do mais, os problemas do Brasil em termos de violência e tráfico não se resumem tanto a maconha, mas sim em vários outros problemas mais sérios a serem combatidos. 

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |