Blog parado por tempo indeterminado

Facebook lança serviço de busca integrado à rede social

16 janeiro 2013
 Ontem terça-feira (15), Mark Zuckerberg realizou uma coletiva de imprensa para apresentar seu novo serviço: um buscador social. Para conhecê-lo, clique aqui. O cofundador do Facebook disse que a nova ferramenta vai se focar em pessoas, fotos, lugares e interesses. É possível, por exemplo, buscar por um restaurante mexicano que algum de seus amigos tenha visitado. Os resultados irão mostrar as pessoas que já comentaram sobre o assunto e suas opiniões sobre os lugares. As buscas também podem ser mais generalistas, como "fotos de Paris dos meus amigos" ou "amigos que moram em Nova York". A novidade também oferece a possibilidade de buscar fotos suas com seus amigos, e até amigos que tenham interesses similares. Por exemplo, ao digitar: "Amigos que gostam de Star Wars", o recurso mostrará uma lista com os colegas que curtiram a página ou comentaram algo sobre o filme. As pesquisas podem ser refinadas com filtros, como local, gênero da pessoa e grau de amizade. Outro exemplo: "Amigos de meus amigos solteiros que moram em São Paulo, mas são do Rio de Janeiro". A ferramenta ainda pode ajudar os usuários a encontrar um emprego ao pedir que o Facebook busque pessoas que trabalhem em determinado local. 

E até interesses gerais como, por exemplo, "programas de TVs que jornalistas gostam" ou "filmes que engenheiros de software assistem". A busca por fotos pode encontrar "imagens de amigos antes de 1990" ou até "imagens de Berlim em 1989". Em ambos os casos, os resultados trarão conteúdos de todos os usuários da rede. As possibilidades de buscas são enormes, pois a ferramenta do Facebook pode cruzar qualquer informação que esteja presente nos perfis de seus usuários, desde idade, cidade e local de trabalho até as páginas curtidas. Sendo assim, quanto mais completo for o perfil dos usuários, mais resultados de buscas a rede poderá oferecer. De acordo com o Facebook, a empresa ainda está no início do desenvolvimento da busca social. Portanto, no momento, a nova ferramenta está disponível somente em inglês, e as pesquisas ainda buscam pouco conteúdo da rede. Para acessar a versão beta, clique aqui e se cadastre na lista de espera. 

Ainda não há informações de quando o recurso estará disponível em português. Segundo Zuckerberg, a busca social e a busca da web são diferentes. A busca da web é formulada para usar um grupo de palavras-chave (por exemplo: "hip hop") e fornece os melhores resultados possíveis que correspondam às palavras-chave. Já com a busca social, o usuário combina frases simples para ver o grupo de pessoas, locais, fotos ou outro conteúdo que tenha sido compartilhado no Facebook.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |