Blog parado por tempo indeterminado

Criar perfis fake nas redes sociais pode se tornar crime nos EUA


As contas fake de celebridades no Twitter podem estar com os dias contados. Uma política republicana propôs uma lei à Câmara dos Representantes dos Estados Unidos que tornaria crime a personificação online sem consentimento e com intuito maldoso. Críticos argumentam que o projeto violaria a liberdade de expressão garantida pela Constituição americana - e colocaria um fim a perfis populares por imitar pessoas famosas nas redes sociais. As informações são do The Daily Dot. A autora da lei, Michelle Ugenti, representante do Estado americano do Arizona, sugere que se torne ilegal criar uma página ou perfil no nome de outra pessoa com a intenção de "prejudicar, enganar, intimidar ou ameaçar".

 Assim, a resolução se estenderia também para além das redes sociais. Enviar um e-mail ou mensagem que pareça com o de outros com objetivos vis passaria a configurar delito. "A internet passou de uma novidade para a necessidade de ter uma posição de credibilidade, e é apropriado ter estatutos que tratem isso de forma específica", Ugenti contou ao The Arizona Republic. Ela afirmou que o projeto de lei surgiu a partir da solicitação de uma cidadã que, com um perfil fake criado no Facebook, e teve sua reputação na vida pessoal e profissional prejudicadas. No ano passado, foi aprovada no Arizona uma lei que proibiu assédio e ameaças online, efetivamente desmotivando o ato de "trollar" no Estado.  Mas é sempre bom lembrar que algumas contas fakes não são usadas com má intenções, e sim apenas para imitar os famosos, o que normalmente é divertido, mas quando o fake usa a conta para prejudicar e enganar as pessoas, difamar, constranger e etc, concordo que deve ser crime mesmo. È uma ótima idéia que deveria ser aplicada em outros países também.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |