Blog parado por tempo indeterminado

REFRIGERANTES: TÃO RUÍNS PARA O FÍGADO QUANTO A BEBIDA

22 março 2010

Um estudo divulgado esta semana pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, mostra que os refrigerantes podem ser tão ruins para o fígado quanto as bebidas alcoolicas. O vilão é o xarope de frutose de milho, presente em quase todas as bebidas açucaradas, e que consumido em excesso pode causar danos ou fibroses no órgão. O consumo regular de refrigerantes também pode aumentar a gordura no fígado, problema comum em pessoas que abusam dos drinques com frequência. O estudo, coordenado pelo professor Manal Abdelmalek, professor de gastroenterologia e hepatologia da universidade, avaliou 427 adultos com esteatose hepática não alcoólica. O resultado mostrou que quem bebia mais refrigerantes no dia a dia tinha mais cicatrizes e fibroses no fígado. A esteatose hepática não alcoólica atinge cerca de 30% dos adultos no Ocidente. O quadro é caracterizado pelo acúmulo de células gordurosas no fígado, que podem causar inflamação e fibroses. O dano é similar ao causado pelo consumo pesado de alcool. - Infelizmente, ainda não há um tratamento definido para quem tem este tipo de gordura no fígado. O que podemos fazer é descobrir o que causa o problema e sugerir mudanças de hábitos. Baixar o consumo de refrigerantes é uma importante medida para proteger o fígado - afirma Abdelmalek. O consumo de xarope de frutose está associado ao aumento da obesidade em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos. A substância passou a ser usada na indústria alimentícia na década de 1970, quando descobriram que ela poderia ser uma alternativa mais barata ao açúcar.

2 comentários

VIVI PAUSINI disse...

Pois é né! Agora é moderar o consumo de refrigerantes... a coca cola é um exemplo horrivel uma vez tomei meio copa da coca aí eu fiquei passando mal, pq já estava com o figado debilitado por ter ingerido uma comida de rua...a bebida parecia uma bomba no meu estômago. Lembrando que ele é um ótimo desentopedor de pia heim! Usem na pia é mais adequado e mais eficiênte.

VIVI PAUSINI disse...

Lembrando que os EUA são lider em refrigerantes e forem eles que trouxeram essa porcaria pra cá e pra outros países.

Postar um comentário

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |