Blog parado por tempo indeterminado

Pesquisadoras italianas afirmam ter encontrado paisagem de 'Mona Lisa'

30 novembro 2012
 Duas pesquisadoras italianas afirmam que a paisagem que serve de fundo ao retrato de "Mona Lisa", de Leonardo Da Vinci, se situa na região montanhosa de Montefeltro, a leste de Florença. Olivia Nesci e Rosetta Borchia identificaram nas montanhas de Montefeltro um cruzamento de rios que acreditam ser o mesmo que se apresenta na famosa obra de Leonardo da Vinci. As investigadoras indicam que se trata da confluência dos rios Senatello e Marechia do antigo ducado de Urbino, região histórica do norte da Itália. "O lago não está mais lá, mas existe uma depressão preenchida por deslizamentos de terra; a ponte [também visível na pintura] não está lá porque foi destruída, mas sabemos que havia uma naquele lugar" disse Nesci ao diário briânico "The Times". 

 Ao jornal londrino, Nescia acrescentou ainda que a montanha visível sobre a Mona Lisa é o Monete Aquilone e que as colinas ao lado da estrada são as Sassi Simone e as Sassi Simoncello. A tese de Nesci e Borchi vai estar documentada no livro "Code P", com edição prevista para o próximo mês em Itália. Esta não é a primeira vez que pesquisadores afirmam ter encontrado a paisagem que serve de fundo ao famoso quadro de 1503. Em 2011, a historiadora Carla Glori afirmou que a ponte retratada é uma referência à pequena cidade de Bobbio, a norte de Itália. Glori baseou a sua teoria na pesquisa de Silviano Vinceti, que descobriu os números sete e dois ocultos na ponte, que entendeu serem uma clara referência ao ano de 1472, em que a ponte foi destruída. 

"Houve várias tentativas de identificar a paisagem e todos falharam até agora, se alguém conseguisse identificar [a localização] seria interessante, mas, pelo menos para mim, não seria muito relevante ", comentou o professor da Universidade de Londres, Donald Sassoon ao jornal espanhol "ABC". Autor de "Leonardo y la Mona Lisa - La Historia del mayor enigma del arte" (2007), Sassoon acrescentou não saber se a obra decorre de uma inspiração na realidade ou da imaginação de Da Vinci.( Folha SP)... E eu ainda digo mais, é tantas pesquisas e especulações sobre essa grende e famosa pintura, que está parecendo que não é mais tão importante assim descobrir mais coisas sobre ele, afinal, estão todos cansados de especulações a respeito.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |