Blog parado por tempo indeterminado

Pesquisa revela dez atos de corrupção mais comuns no Brasil

06 novembro 2012
 Um estudo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) juntamente com o Instituto Vox Populi, apontou que muitas atitudes ilícitas são tidas como algo comum pelos brasileiros. A pesquisa mostra que pelo menos 23% (em em cada quatro) dos brasileiros não acredita ser corrupção dar dinheiro a um guarda de trânsito para não ser multado e 35% não vê a sonegação de impostos como algo condenável. Segundo os especialistas a corrupção do dia a dia se reflete na política do país. Uma campanha do Ministério Público "O que você tem a ver com a corrupção" visa esclarecer que certas atitudes vistas como normais e corriqueiras são antiéticas. 

Os dez atos ilícitos mais praticados pelos brasileiros são: não dar nota fiscal,não declarar Imposto de Renda, tentar subornar o guarda para evitar multas, falsificar carteirinha de estudante, dar/aceitar troco errado, roubar TV a cabo, furar fila,comprar produtos falsificados, no trabalho, bater ponto pelo colega e falsificar assinaturas. Entretanto, apesar dos resultados, 84% dos entrevistados afirmam ser honestos em qualquer situação. Há meu Deus, tanta honestidade assim deste entrevistados me comovem. De fato, tudo é um ciclo vicioso, pois os políticos deste país que roubam, também cometiam esses delitos quando não eram políticos, assim como muitos de nós já o cometemos, ou ainda fazemos, e quando se tornam, políticos, fazem atos desonestos ainda piores. E porque esses atos de desonestidade são encarados como normais? Tudo isso graças a impunidade e a muitas pessoas que parecem já nascer com o dom da desonestidade, pois nem tudo é culpa do Brasil e seu sistema de punição fraco, mas talvez o problema maior esteja nas pessoas.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |