Um estudo da Kantar WorldPanel mostra que o smartphone ainda está longe de ser uma realidade para todos os brasileiros. A pesquisa mostra que no ano passado foram registrados no país cerca de 99 milhões de usuários de featurephones, os celulares “comuns”.
A pesquisa diz que, nos países desenvolvidos, a falta de necessidade de recursos “smart” e a complexidade da plataforma são os maiores impeditivos para a migração. Já em países em desenvolvimento, onde a população, de uma forma geral, tem uma renda menor, como Brasil, Argentina e México, a maior barreira é o preço, segundo 59% dos entrevistados.
A análise aponta que um celular inteligente chega a ser 282% mais caro do que o básico, o que diminui bastante o interesse na hora da migração.
Também foram estudados os hábitos de troca de celulares.
Os donos de um featurephones se mostram menos dispostos a desembolsar um valor maior para ter um smartphone. Quem já possui um, por outro lado, se vê mais propenso a “abrir a mão”: 50% deles responderam que pagariam mais de R$ 600 por um celular novo.
A maior parte dos usuários de smartphones se encaixa na categoria de adolescentes e jovens adultos, na faixa entre 16 e 34 anos. Houve, nos últimos tempos, uma migração para celulares com tela maior, embora a realidade brasileira ainda esteja bem longe dos “phablets”. A pesquisa revela que em 2012, 38% dos consumidores usavam telas de até 2,9 polegadas; já em 2013, esse valor caiu para 15%. Já a faixa entre 4 e 4,4 polegadas subiu de 7% em 2012 para 19% em 2013.