Um terremoto de 8,2 graus de magnitude abalou nesta terça-feira a costa norte chilena, provocando ondas de mais de dois metros e alarme entre a população de Chile, Peru e Equador, informaram as autoridades locais.
O tremor ocorreu às 20h46, com o epicentro situado 89 km a sudoeste de Cuya, a uma profundidade de 46,4 km, segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile. De acordo com um funcionário americano, o terremoto gerou ondas de até 2,11 metros.
Na costa do Peru, uma onda de cerca de um metro atingiu o litoral de Tacna, na fronteira com o Chile, informou o comandante da Marinha, Colbert Ruiz.
O terremoto matou ao menos cinco pessoas e deixou três feridos graves, informou o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo. As vítimas fatais correspondem a quatro homens e uma mulher. As causas das mortes seriam ataques cardíacos e esmagamento. A presidente do Chile, Michelle Bachelet, declarou área de desastre nas regiões de Arica e Tarapacá, duas das mais afetadas pelo terremoto. Ela assinou o decreto no palácio de La Moneda.