O Flamengo saiu do Maracanã com duas "conquistas" neste domingo. Além de ter garantido a primeira colocação da fase classificatória do Campeonato Carioca - vencendo, assim, a Taça Guanabara -, a equipe rubro-negra eliminou definitivamente o Botafogo da competição com uma vitória por 2 a 0. O meia Gabriel e o lateral Léo marcaram os gols do triunfo. A vitória levou o Flamengo a 34 pontos, fora do alcance do vice-líder Fluminense, que tem 27 e ainda dois jogos a fazer. Já o Botafogo parou nos 16 pontos e não tem mais como alcançar a Cabofriense, quarta colocada com 25. A sensação nem de perto era de um jogo que resultaria em taça ou eliminação. Maracanã com vários espaços vazios de um lado e de outro. E Flamengo e Botafogo entraram em campo sob alguns aplausos. Dia atípico para a Taça Guanabara.
O Botafogo, desinteressado desde sempre no Campeonato Carioca, mostrou desde início a apatia. Entre o mar de reservas só mesmo o estrante Zeballos mostrava alguma vontade, disputando bolas, brigando. E o Flamengo?
Bom, o Flamengo entrou em campo à la Jayme de Almeida. Com titulares, sério, bem postado e ao menos consciente de que era ali disputado um jogo profissional. Mas em resumo mesmo, embora o Taça Guanabara seja importante, já a muito tempo ela deixou de ser o principal foco, e aliás o Campeonato Carioca está a cada ano mais fraco e de forte mesmo, só as torcidas nas arquibancadas que dão show de criatividade. Mas em fim, venceu o primeiro turno o time que levou mas a sério, nem sempre com um bom futebol, mas se superando a cada jogo.