O último amistoso da Seleção Brasileira antes da convocação final para a Copa do Mundo, em 7 de maio, foi vencido em ritmo de treino. Jogando contra uma frágil África do Sul, o time de Felipão manteve o embalo das últimas partidas, impôs seu estilo desde o início e ganhou fácil por 5 a 0, com um gol de Oscar, outro de Fernandinho e três de Neymar, no Estádio Soccer City, em Johannesburgo. Agora, o Brasil soma 13 vitórias nos últimos 14 jogos. Se o desafio técnico não foi grande e também não houve muitas novidades táticas, o jogo serviu para Felipão avaliar os dois "novatos" da Seleção dele: o lateral direito Rafinha e o volante Fernandinho. O primeiro foi discreto, enquanto o segundo se destacou com marcação eficiente e um lindo gol no segundo tempo.
Já com os 23 convocados definidos e uma lista de sete suplentes de sobreaviso, a Seleção faz duas partidas antes da estreia na Copa: no dia 3 de junho, contra a Sérvia, no Morumbi, e no dia 6, contra o Panamá, no Serra Dourada.
O primeiro jogo no Mundial acontece em 12 de junho, na Arena Corinthians, diante da Croácia. E é esse o elenco mesmo, sem surpresas sem meter muito medo nos adversários mas com muitas vontade em campo e bem arrumado taticamente pelo Felipão. De estrela mesmo no time só ele, Neymar, que é a maior aposta do Brasil para fazer a diferença na seleção por ser o mais habilidoso e fazer o inesperado, porém, sozinho ele não vai, e quanto a isso, na seleção ele melhorou muito, e está jogando não só pelo dribles, mas também para a equipe, para o Brasil. Agora, já que está tudo praticamente definido, só nos resta esperar e torcer para que na Copa a seleção possa jogar bem também.