Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (11) mostra que 92,7% dos brasileiros são a favor da redução da maioridade penal, de 18 anos para 16. Apenas 6,3% são contra e 0,9% não opinaram. Os dados são do estudo realizado pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes) em parceria com o instituto MDA.
Na mesma pesquisa os entrevistados foram questionados sobre os principais assuntos nacionais do momento, como política, economia, emprego, renda, saúde, educação e segurança pública. Os dados apontaram que Dilma Rousseff seria eleita no 1º turno em 2014.
A pesquisa mostrou também que 69,1% dos entrevistados sentiram que aumentou "muito" a quantidade de crimes praticados por menores de idade nos últimos anos. 24,8% responderam que os crimes aumentara, mas não muito. Já 3,7% acreditam que os crimes estão no mesmo nível que sempre estiveram, 1,7% defendem que diminuiu e 0,7% não sabem ou não responderam.
O tema maioridade penal voltou a ser discutido depois que o universitário e estagiário da RedeTV! Victor Hugo Deppman, de 19 anos, foi assassinado por um jovem de 17 anos durante um assalto. A adolescente completou 18 anos alguns dias depois de cometer o crime.
Na época, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) encaminhou ao Congresso Nacional um projeto para aumentar o rigor da punição para menores, mas não incluiu na pauta a redução da maioridade penal. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que mudar a maioridade penal é incostitucional. Mas melhor ainda é se existissem prisões disciplinares e educativas para tentar recuperar muitos deses jovens , locais onde eles tivesse a oportunidade de aprender uma profissão, isso seria ótimo, porém, é injusto muitos desses jovens matarem pessoas de bem em um assalto em sua total e plena consciência do que está fazendo e continuar sem punição alguma e daí talvez o motivo de os brasileiros serem a favor da redução da maioridade penal, a impunidade.