A rede inglesa de lojas de departamentos Debenhams está com uma nova proposta para as suas consumidoras e mulheres do mundo inteiro.
A marca quer se comprometer a não retocar mais imagens de modelos em campanhas. A ideia é ajudar as clientes a se sentirem confiantes sobre si mesmas sem bombardeá-las com imagens de corpos inatingíveis e irreais.
A campanha da loja é "Como fazer as mulheres se sentirem fabulosas com si mesmas ao invés de terem sua autoestima esmagada por meio de comparações falsas".
"Temos uma obrigação moral para proibir a edição de imagem.”, diz Sharon Webb, chefe de compras e design da Debenhams.
"Queremos que outros varejistas sigam o exemplo e incentivem a imagem positiva do corpo através do mínimo de retoque, em vez de bombardeá-las com imagens de corpos inatingíveis", disse a porta-voz.
"Como regra, só retocaremos pequenas coisas como pigmentação da imagem. Queremos contar com a beleza natural das nossas modelos."
De acordo com o jornal "Daily Mail", pesquisas recentes mostram que metade das adolescentes estão descontentes com o seu peso e algumas chegam até a pular refeições em um esforço para emagrecer, devido à exposição a imagens retocadas. A iniciativa da grife é ótima e deveria ser copiadas por outras também, pois pode não parecer, mas a exposição da imagens de mulheres após a invenção de vários programas tecnológicos passou a ser uma obrigação, quando na verdade só deveria servir para corrigir pequenos erros.