Usuários do Instagram se mostraram irritados desde que a rede anunciou, nesta segunda-feira (17), mudanças nos termos de uso do serviço.
A modificação mais polêmica é a que dá, a partir do dia 16 de janeiro, direito total de exploração comercial das imagens dos usuários pela empresa, sem qualquer remuneração ao fotógrafo. As novas regras dizem que, ao usar o Instagram, você automaticamente cede os direitos de todas as suas imagens postadas. A companhia pode usar as fotos em anúncios publicitários e comerciais em qualquer lugar do mundo e, inclusive, pode transferir os direitos para terceiros.
O Instagram também diz que pode usar todas as suas ações e nome de usuário para os mesmos fins.
Se a pessoa cadastrada for menor de 18 anos, a rede informa que está automaticamente entendido que algum pai ou responsável autorizou o uso das imagens.
As mudanças acompanham o anúncio da semana passada, quando o Facebook, que comprou o Instagram em abril deste ano por US$ 1 bilhão, modificou os próprios termos de uso com o objetivo de ter mais acesso às informações pessoais dos cadastrados na rede social.
No próprio perfil do Instagram na rede, usuários espinafravam a companhia nos comentários da última foto postada. "Se vocês pensam por um segundo que eu vou deixar vocês terem direitos sobre meu trabalho... Vocês estão redondamente enganados. Arrume essa porcaria agora. Vocês não têm direitos sobre minhas fotos", escreveu a usuária jennifer_somerton.
"Pensei que vocês tivessem mais integridade que lucrar com imagens de fotógrafos sem remunerá-los" e "os novos termos de uso são a morte dos perfis mais artísticos do Instagram" são apenas mais duas das várias reclamações postadas.
No twitter o assunto também pipocou, e não faltaram reclamações. Questionado pela Folha, Fonte desta matéria o Facebook disse que "neste momento nada muda em relação à propriedade das fotos dos usuários ou a quem pode acessá-las". Os novos termos de uso do Instagram dizem que a rede não pretende ser dona das imagens publicadas, embora queira ter os direitos autorais. "Além disso, podemos dizer ainda que continuaremos a avaliar quando e como a publicidade dentro do Instagram fará sentido para criar valor tanto para usuários como para marcas", completa a nota... E está na cara que o Instagram que de algum forma lucrar com o sucesso que se tornou o compartilhamento de fotos na web. E assim como o Facebook e seu extraordinário sucesso é polêmico por questões de privacidade, não é o Instragram e o seu rescente sucesso que deixaria de seguir a mesma linha. Mas lógico, que não se pode permitir que o Instragam seja dono praticamente de uma foto que o usuário postou.