Blog parado por tempo indeterminado

TV digital


Os chuviscos, fantasmas e aqueles sons cheios de estalos na tv estão com os dias contados. Até 29 de junho de 2016, a transmição analógica atualmente em uso deixará de existir, dando lugar ao tão falado sistema digital. O processo de migração entre os sistemas já começou na grande São Paulo e nas principais capitais e será estendido gradativamente às demais regões do país.
Com o sistema de tv digital será possível assistir televisão em qualquer lugar onde haja sinal: qualquer celular, notebooks e televisores portáteis, com a tecnologia, exibirá os canais com a mais alta qualidade. Outra grande inovação é a interatividade. Deixaremos de ser meros espectadores para nos tornar usuários. As emissoras serão capazes de exibir complementos como dados das atrações, informações sobre os atores (ou apresentadores, whatever), ou resumos dos capítulos das novelas. Enfim, tudo será possível, até marcar consulta no médico.
A tv digital também permitirá que as emissoras transmitem diversos programas em apenas um canal, ou exibam a mesma atração em angulos diferentes: quem estiver assistindo a um jogo de futebol, poderá selecionar a camera que quiser e ver o replay de um gol.


A imagem de uma tv digital é mais pura e em alta definição, como se fosse um DVD. Para aproveitar ao máximo a alta definição, os televisores antigos devem ser substituídos por um de LCD OU Plasma, com ao menos 42 polegadas e resolução Full HD. Ou comprar um conversor digital, cuja função é transformar o sinal digital em imagem na tela. O sistema no sinal digital é capitado na mesma antena UHF que hoje é utilizada no sistema analógico.
Mas, será que já vale a pena investir nessa tecnologia? Se as transmissões digitais estiverem chegando a sua cidade, a resposta é sim. Hoje são encontrados no mercado conversores digitais de 200 reais, de 10 fabricantes diferentes. Os televisores com o conversor imbutido já custam a partir de 2 mil e o preço está começando a se estabilizar.
Para tirar suas dúvidas e conferir se sua cidae já está coberta pela nova tecnologia, entre no site www.dtv.org.br, a página oficial da tv digital brasileira.

Wilke Lima

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |