Blog parado por tempo indeterminado

Middle Cyclone

12 abril 2009
Há bem pouco tempo, passei a gostar de música Indie pela incrível variedade de gêneros que engloba esse estilo musical. Tem música de todos os tipos e para todos os gostos: desde um Folk mais tranquilo e de audição mais fácil, à gêneros mais complexos como Shoegaze e New Weird America. Ou seja, você se liberta da prisão auditiva imposta pelas grandes (e já quase falidas :D) gravadoras de discos, que usam de vários artifícios para vender seus produtos, menos oferecer música de qualidade e acessível para todo mundo.
Pois bem, uma vez convertido ao universo Indie, prometi a mim mesmo que iria me esforçar ao extremo para vencer todos os preconceitos bestas que tinha a respeito de alguns estilos musicais (deu o maior trabalho para conseguir ouvir faixa por faixa de um disco do Animal Collective, por exemplo, mas venci a batalha). Quem está na chuva é para se molhar, como dizem por aí, e se eu quisesse me libertar de vez daquelas "músicas para vender discos", eu teria que passar a gostar um pouco mais de cada estilo da música Indie, para que não sobrasse nem uma lacunazinha sequer incompleta que pudesse ser preenchida por uma dessas bandinhas novas, que surgem do nada, sem o mínimo de talento, que caem no gosto popular, e que estão prontas para nos fazer uma verdadeira lavagem cerebral e nos aprisionar novamente num mundinho pequeno e pobre (de criatividade) da indústria de música pop.
Bom, mas antes que eu me esqueça de que este é um post sobre Middle Cyclone, vou encurtar um pouco essa estória e chegar logo ao ponto. Eu não era um fã lá muito fervoroso do Alt-Country, e pra ser sincero ainda não o sou, mas desde que escutei pela primeira vez o excelente Brighter Than Creation's Dark, venho prestando mais atenção a esse estilo, que até então nunca tinha preocupado em conhecer melhor. O álbum do Drive-by Truckers conseguiu definitivamente abrir meus ouvidos e a minha mente, e me ajudou a vencer mais uma batalha contra meus preconceitos musicais.
Passado essa primeira experiência, recentemente eu comecei a ouvir o mais novo trabalho da cantora americana Neko Case, Middle Cyclone, o sexto de sua carreira e o mais diversificado de todos, o que me surpreendeu bastante. Não que eu já conhecesse seus trabalhos anteriores, mas o nome Neko Case sempre me vinha a mente relacionado ao estilo Alt-Country, mas do que apenas relacionado até, aprisionado a ele, como se na minha mente de horizontes pequenos, os artistas nunca pudessem se libertar das amarras de um certo estilo e se aventurar (sem a menor preocupação comercial) por outros sem perder sua identidade. Era assim que eu pensava, era dessa maneira que eu, inconscientemente, era induzido a pensar.
Mas eis que surge de repente Middle Cyclone para provar, mais uma vez, que os artistas independentes são mesmo independentes, e que a liberdade de criação é a chave capaz de abrir nossas mentes para um universo musical inovador e ao mesmo tempo despreocupado, mas sem perder a qualidade... que é o mais importante.
E chega por aqui. Vamos combinar que eu não sou um crítico de música lá muito confiável, então se quiser tirar suas próprias conclusões, comece a baixar agora mesmo o Middle Cyclone. Ou melhor, antes disso, assista a esse videozinho aew de baixo... uma animação para People Got a Lotta Nerve, terceira faixa do álbum xD

Joilson Aguiar


 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |