Um ranking que mede a liberdade de imprensa de diversos países, realizado pela entidade internacional Freedom House, divulgado nesta quinta-feira, colocou o Brasil na 91ª posição, tendo sua imprensa classificada como "parcialmente livre".
Quanto mais perto da pontuação 1, mais bem colocado está o país. No ano passado, o Brasil obteve 44 pontos; em 2013, 46. Países sul-americanos como Peru, Chile e Uruguai tiveram melhor colocação. Noruega e Suécia dividiram o primeiro lugar.
A classificação é organizada por meio de três notas: influências econômicas sobre o conteúdo da mídia, pressões políticas e controles sobre o conteúdo da mídia e leis e regulamentos que influenciam o conteúdo da mídia.
"O Brasil perdeu dois pontos, refletindo um aumento no número de jornalistas que foram assassinados durante o ano, juntamente com a influência de interesses políticos e empresariais no conteúdo da imprensa. Ações legais contra blogueiros e companhias de internet, além de propostas de leis sobre crimes cibernéticos, também geram ameaças para a liberdade da expressão", explica o relatório. Ou seja, embora se tenha certaliberdade de imprensa no Brasil, ainda existe muita coisa por baixo dos panos em que muitos não podem, ou são impedidos de divulgar devido a ações que visam proteger quem está errado.Somos parcialmente lives porque muitos defendem o que lhe trará vantagem futura ou imediata, e a imprensatem sua parcela de culpa nisso.
Blog parado por tempo indeterminado