Apesar de já ter superado a marca de 1 bilhão de usuários, nem todas as contas do Facebook correspondem a pessoas reais. Em pesquisa publicada pela consultoria de marketing eMarketer, verificou-se que 10% dos usuários correspondem, na realidade, a animais de estimação, objetos ou marcas. Em números, isso equivale a mais de 100 milhões de contas.
Com isso, a consultoria afirmou que a rede social só conseguirá atingir 1 bilhão de usuários humanos, de fato, em 2014. A empresa também indicou que, ao contrário de afirmações recentes, o Facebook não tem perdido usuários nos países mais desenvolvidos do mundo, como Estados Unidos e Reino Unido.
Segundo o eMarketer, nessas nações, está ocorrendo apenas uma desaceleração na adesão de novas contas, ao contrário dos países emergentes que acessam cada vez mais o site.
Em junho do ano passado, o Facebook disse que cerca de 4,8% dos usuários possuíam contas duplicadas, ou seja, administravam mais de uma página pessoal. Além disso, os executivos da rede social consideravam que 1,5% do total de perfis eram “indesejados”, como os publicadores de spam. Além disso, tem os chamados Fakes, contas de pessoas que não existem ou de imitações de famosos. Já para aqueles que criam uma página para seu animal de estimação, acho isso totalmente idiota, afinal o animal não tem conciência da existência disso e é o seu dono que se passa por ele no Facebook. Para mim, isso é falta do que fazer.