Veículos quebrados constantemente, atrasados, lotados em quase todos os horários, minutos e as vezes horas de espera nos pontos da cidade. Estes são apenas alguns dos problemas em que a população de Vitória da Conquista ( BA) tem enfrentado há um bom tempo. Uma cidade que cresce tão rapidamente, que já tem status de cidade grande, mas em alguns aspectos parece ainda ser bem pequena. Não é a primeira vez que falo aqui no blog deste assunto, mas é que a falta de respeito dos responsáveis de modo geral pelo funcionamento deste setor na cidade é muito grande. È visível que as empresas que atuam na cidade, tanto a Serrana como a Vitória não atendem mais a demanda da cidade mas continuam e ainda vão continuar por mais tempo na cidade, visto que venceram a licitação do ultimo dia 5 onde fizeram as velhas promessas de mais veículos, implantação do bilhete eletrônico e outras coisas mais.
Mas a situação pode ser ainda mais grave. Conversando com alguns cobradores que trabalham para as empresas, que no papel são duas, mas que é tudo a mesma coisa, eles confirmaram que vários ônibus que circulam pela cidade estão ilegais com sua documentação e com o seu estado de uso, e o Simtrans sabe disso e nada faz, deve participar com eles nolucro? Quem, sabe. A monopolização deste setor na cidade já mete nojo, e a prefeitura apóia isso fortemente, porque também deve lucrar com isso. A cidade grita urgente por mais uma empresa de ônibus na cidade, o que não deve acontecer. Por isso fica aqui a pergunta: Será que no mínimo, a Viação Serrana e Vitória vão cumprir com as promessas feitas mediante a licitação que ganharam? Ou irão mais uma vez iludir o povo conquistense, colocando apenas alguns ônibus novos em poucas linhas e o resto que se dane? Fato é que Vitória da Conquista não merece, a população não merece essa humilhação que é o transporte coletivo da cidade.
Logico que não é um problema único aqui da cidade, esse problema é em várias partes do país, mas é que por aqui, a monopilização se instalou de um jeito, que não larga o osso. Só a Viação Serrana e Vitória mandam, e fazem o que bem querem na cidade, abusando dos atrasos e deixando os conquistenses cada vez mais nervosos. Tem bairros que conta com apenas 2 ônibus na linhas. Sinceramente, nós da cidade esperamos que em algum momento isso mude e que os moradores que ultilizam o trasnporte público possam fazer uso dele com dignidade e com mais rapidez e segurança. Talvez eu volte a escrever sobr este ssunto novamente, e espero eu que seja para dizer que os transporte público em Conquista em fim melhorou..... È esperar para ver...