A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) fez uma nova norma que libera as operadoras de celular a bloquearem chamadas feitas por telefones piratas. A medida será válida a partir de 2014.
Com isso, as teles terão de implantar o sistema de bloqueio com ajuda da Sinditelebrasil, a associação que representa o setor. O objetivo da medida é aprimorar os índices de qualidade das teles. Além disso, a iniciativa garantirá mais segurança aos clientes que ficam expostos ao excesso de radiação e correm risco de explosão das baterias dos aparelhos. Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, o novo sistema será capaz de cruzar a lista de registros nacionais e estrangeiros dos aparelhos para saber qual é autêntico.
Se for pirata, o sistema conseguirá bloquear os sinais do telefone.
Isso é possível porque haverá um cadastro nacional de IMEIs válidos (número de registro de cada aparelho) que será cruzado com o código dos chips, o IMSI. Todo aparelho sai da fábrica com um IMEI. Quando é habilitado pela operadora, recebe também o IMSI.
Dessa forma, quando o aparelho é ligado, transmite os dois números às centrais das operadoras. Isso faz com que as teles possam identificar o aparelho e, sempre que o cliente fizer uma chamada, saber se o aparelho é ou não legítimo.
O celular pirata aparece no novo sistema como “avião fantasma”.
O sinal chega a ser captado pelas antenas, mas o IMEI não é identificado. Quando aparece, ele é igual à de outro telefone ou traz um número inexistente no catálogo de celulares... Só quero lembrar aqui que a pirataria não só de celulares como de outras coisas no Brasil, acontece mais devido na maioria das vezes o alto custo para se ter um aperelho original, aí muito acabam optando pelo produto pirata. Não estou aqui defendo a pirataria, que é mesmo prejudicial ao país, a iéia de bloquerarem os celulares piratas é ótima, porém, sabemos que quem está no ramo da pirataria, uma hora ou outra acaba arranjando um jeito de se safar desses sistemas.