Blog parado por tempo indeterminado

Maioria na Crimeia vota a favor de anexação à Rússia

17 março 2014

95,5% dos eleitores do referendo separatista convocado pela república autônoma da Crimeia (Ucrânia) pronunciaram-se, neste domingo, com 50% dos votos apurados, a favor da incorporação deste território pela Rússia, e 3,5% por continuar sendo parte da Ucrânia, mas com mais autonomia atualmente, segundo informou a Comissão Eleitoral do território situado ao norte do Mar Negro. A Crimeia é o epicentro de uma das maiores crises internacionais desde a desintegração da União Soviética, em 1991. Segundo a televisão oficial da Crimeia, que transmite juntamente com o canal de televisão russo Rossia 24, a participação no referendo superou a marca dos 89,5% em Sebastopol, cidade sede da frota do Mar Negro da Rússia; na capital Simferopol, foi de 88,5% e chegou a 82,7% no restante da península.

 O canal reiterou que 40% dos tártaros, comunidade mais contrária ao referendo, haviam votado. Todos esses dados são impossíveis de serem verificados porque os supervisores se limitam a várias dezenas de pessoas que não veem nada de errado com a consulta. Além disso, os cidadãos não incluídos na lista poderiam votar se preenchessem um formulário no próprio colégio eleitoral. Duas perguntas foram submetidas aos votos de mais de 1,5 milhão de pessoas. A primeira era sobre a incorporação à Rússia, como província, e a segunda sobre a permanência na Ucrânia, baseando-se na Constituição local de 1992. Segundo o Censo da Crimeia, 58,3% dos habitantes da península são russos, 24,3% são ucranianos e 12,5% são tártaros. Como a Crimeia, segundo sua própria lógica, converteu-se em independente, isso significa que Moscou, também dentro da sua própria lógica, pode firmar um acordo com Simferopol à margem da Ucrânia.

 De acordo com o primeiro-ministro crimeio Serguei Axionov, uma delegação do Parlamento local vai solicitar oficialmente hoje em Moscou a incorporação da península à Federação Russa. Os Estados Unidos continuam criticando a votação. A Casa Branca disse neste domingo que o referendo para unificação da região à Rússia contradiz a constituição da Ucrânia e que não reconhecerá o resultado do referendo. O referendo ocorrem em meio a "ameaça de violência e intimidação do exército russo, o que viola a lei internacional". O presidente da Comissão Europeia - braço executivo da União Europeia - José Manuel Durão Barroso, e o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, divulgaram neste domingo um comunicado no qual afirmam que o referendo sobre a anexação da Crimeia à Rússia é ilegal e não terá seu resultado reconhecido pelo bloco. Porém, se o resultado ajudar a contornar a terrível crise, já vai ser o ótimo começo reconhecido ou não pela Europa.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |