Blog parado por tempo indeterminado

Os dilemas do bloqueio de celulares piratas no Brasil




A Anatel anunciou recentemente que as operadoras de telefonia móvel poderão bloquear as ligações feitas a partir de celulares piratas ou não homologados no Brasil – um processo que custaria R$ 10 milhões às companhias. A medida é vista com bons olhos pela Anatel, mas para alguns, como o especialista Ruy Bottesi, presidente da Associação dos Engenheiros de Telecomunicações (AET) e conselheiro da Proteste, o bloqueio é precipitado e exagerado. Em entrevista a Info, Bottesi afirma que antes de implantar o sistema de bloqueio seria necessário comprovar a real necessidade do sistema. Segundo ele, em tese, os celulares piratas podem prejudicar a qualidade dos serviços das teles, porém, não há conhecimento de fabricante que tenha colocado aparelhos no mercado com especificação fora das normas de telecomunicações. 

Outro aspecto levantado por Bottesi é a quantidade de aparelhos celulares fazendo chamadas simultaneamente. Com a adoção do sistema de bloqueio, todas as ligações teriam de ser consultadas para validar ou não as condições de certificação do aparelho. Além disso, o especialista lembra que as operadoras tem interesse em receita de tráfego telefônico, portanto, para elas não é conveniente inibir chamadas. Por fim, Bottesi sugere que invés de se preocupar com esse tema, a Anatel deveria aumentar a velocidade mínima da banda larga contratada, exigindo das operadoras mais investimentos na rede. "Essa determinação precisa ser revista e não deveria ser prioritária. Não temos conhecimento, tanto da operadora como da Anatel, sobre relatórios com informações sobre danos na rede celular por conta de aparelhos não certificados pelos órgãos credenciados pela agência reguladora", finalizou.

 Entenda como vai funcionar o bloqueio :  A partir de 2014 todos os aparelhos, incluindo os tablets, terão um cadastro nacional de IMEIs (número de registro) que será cruzado com o IMSI (código dos chips habilitado pela operadora). Desta forma, toda vez que um cliente fizer uma chamada, a operadora saberá se o aparelho é ou não legítimo. Isso será possível porque também existe um catálogo mundial com todos os IMEIs válidos produzidos pelos diversos fabricantes. Agora, se é para deixar o sistema de ligações da operadoras mais lento, com um sinal pior do que está, é melhor entao realizar mesmo as melhorias em banda larga e sinal, deixando os celulares piratas para que sejam resolvidos depois, afinal, a qualidade das ligações continuam ruins, por mais que a Anatel tenha pressionado as operadoras nesta questão, mas as melhorias ainda não estão tão boas assim.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |