Blog parado por tempo indeterminado

Olimpíada 2012: advogado sugere que MP acione Globo sobre omissão


Foi grande o alvoroço quando, em meados de 2007, a Record anunciou ter adquirido a exclusividade dos direitos de transmissão em TV aberta dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, em Vancouver, e das Olimpíadas de Londres, este ano. Além disso, a exibição do Pan-Americano de Guadalajara, em 2011, também ficou a cargo da emissora. Mas, infelizmente, o burburinho sobre a ruptura do já histórico monopólio da Rede Globo no que diz respeito a eventos de grande repercussão no exterior - vide Copas do Mundo - não passou do âmbito comunicacional. No esportivo, que no fim das contas é o que interessa de fato, as disputas ficaram relegadas a segundo plano. A recusa de Vênus Platinada (como é apelidada a gigante carioca) em noticiar os feitos de nossos atletas em Guadalajara, além de lamentável, é um exemplo claro de como os interesses de um grupo midiático podem se sobrepor aos da própria nação. Fato este que se torna ainda mais grave na medida em que é de conhecimento geral que o esporte é um dos poucos meios de inclusão e ascensão social em vigor em nosso país. Aquele que, muitas vezes, afasta crianças carentes das drogas e as ajuda a escapar da ilusória tentação da "vida fácil" proporcionada pela criminalidade.

Segundo o advogado e especialista em comunicação Joaquim Welley Martins, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), esta é uma grave questão de ética. "A emissora simplesmente não se dispõe a informar ao público que perdeu os direitos de transmissão para não admitir a derrota. Seria até o caso de o Ministério Público verificar se esta omissão acarreta em algum prejuízo para a população e acionar a emissora para cobrar um posicionamento", analisa. Em setembro de 2008, poucos dias depois do encerramento do Pan, o jornalista Marco Antonio Araujo teceu, em seu blog, duras críticas à Rede Globo. Segundo ele, a emissora carioca - que classificou como a "toda poderosa que acorda, anda e dorme de salto-alto" - mostrou sua completa falta de pudor ao sonegar informação do público para servir seus interesses. Isto, ainda de acordo com a opinião do jornalista, porque não quis “humilhar-se” e exibir o logotipo da Record em suas imagens.

E realmente, a Tv Globo não está sendo humilde, o que também não é nenhuma novidade. Agora, na minha opinião, não oMinistério Público não pode entrar com uma ação obrigando a Tv Globo a noticiar as olímpíadas, pois falar ou não, é um direito dela, e ela sabe que o público brasileiro irá criticá-la fortemente mais uma vez por isso. Portanto, quem quiser saber sobre as olímpiadas, que assista a Record, que por sinal, está fazendo um excelente trabalho. Já quanto a Tv Globo, ela não se impostará com as críticas por mais duras que estas sejam e por sinal muito merecidas. Eu não acredito que o monopólio global irá ter fim, mas já podemos dizher que ele foi abalado ao menos um pouco.

victor disse...

gente e a rede globo que tem que fica com os direitos das olimpedas de 2012 min ajude e vamos derrubar a rede record das olimpedas rede record e um lixo e a rede globo que aunica emissora brasileira para min e a bend

Postar um comentário

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |