Blog parado por tempo indeterminado

Navio com 4 mil passageiros afunda na Itália; 3 pessoas morreram

14 janeiro 2012

Ao menos três pessoas morreram e 14 ficaram feridas na noite desta sexta-feira quando um navio de cruzeiro italiano encalhou com mais de 4 mil passageiros a bordo no litoral da Toscana. Por volta 21h30 (hora local), a embarcação se chocou contra um banco de areia antes de começar a adernar e afundar neste sábado. A embarcação encalhou por causas ainda desconhecidas e está escorado a 80 graus em uma região arenosa com profundidade de 30 m. As autoridades estão investigando o acidente. Durante o resgate, o pânico tomou conta dos passageiros e muitos deles pularam na água gelada, em pleno inverno europeu, para tentar se salvar. Cerca de 2h depois de deixar Civitavecchia, por volta das 21h30 (18h30 de Brasília), quando a embarcação estava próxima da ilha de Giglio e os passageiros jantavam, sirenes soaram. A colisão ocorreu precisamente no horário do jantar. Com o impacto, garrafas e copos voaram das mesas. Eram 21h40 (18h40 de Brasília) e imediatamente a partir dos alto-falantes da embarcação foi dado o aviso de que um problema elétrico havia acontecido. Apesar do comando alertar que não havia motivos para preocupação, quando a luz voltou, o barco começou a adernar. A tripulação pediu que todos colocassem os coletes salva-vidas e logo veio a ordem para abandonar o Navio.



Ao menos 40 passageiros do navio de cruzeiro Costa Concordia, permanecem "não localizados", informou a capitania do porto de Livorno, que coordena os trabalhos de resgate. A capitania de Livorno evitou usar o termo "desparecido", frisando que as pessoas ainda não encontradas podem estar a salvo. Mergulhadores mantêm as buscas nas águas da Toscana. O comandante do navio Costa Concordia, Francesco Schettino, e um dos oficiais, Ciro Ambrosio, foram presos neste sábado (14). O navio, com mais de 4.000 passageiros, naufragou nesta madrugada num banco de areia perto da ilha de Giglio, na Itália. Ao menos três pessoas morreram e dezenas ainda estão desaparecidas. De acordo com os jornais italianos Corriere della Sera e La Republica, a prisão foi confirmada pelo promotor-chefe Francesco di Grosseto Verus, que interrogou o comandante por várias horas. As acusações podem ser homicídio múltiplo e abandono do navio afundando enquanto ainda havia passageiros a serem resgatados. As ações do comandante, de 52 anos e de origem napolitana, e seu primeiro oficial estão sendo estudadas pelos investigadores. Segundo o comandante, a rocha sobre a qual o navio encalhou não estava descrita na carta náutica. As informações são dosite Terra.

 Três passageiros foram encontrados com vida dentro do navio de cruzeiro Costa Concordia, mais de 24 horas após ele naufragar na costa da Itália. Um casal de sul-coreanos foi retirado da embarcação, mas as equipes de resgate ainda tentavam retirar um terceiro passageiro localizado, cujos sexo e nacionalidade não foram confirmados. Até o momento, foram confirmadas três mortes no naufrágio - dois passageiros franceses e um turista peruano. Cerca de 40 pessoas ainda estão desaparecidas e 30 ficaram feridas, duas delas com gravidade.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |