Blog parado por tempo indeterminado

Google diz que tentou, sem sucesso, firmar parceria com Facebook

02 junho 2011

O Google confessou na ultima terça-feira ter tentado, sem sucesso, formar uma parceria com o Facebook, como parte dos esforços para se adaptar às mudanças no cenário da tecnologia e manter seu crescimento. A reportagem é da Veja. Eric Schmidt (foto acima), presidente do conselho de administração do Google, disse a rede social havia rejeitado suas tentativas de acordo, e reconheceu que não havia se esforçado o bastante para enfrentar a crescente ameaça do maior site de redes sociais do mundo, durante os anos em que foi presidente-executivo da companhia. "Há três anos, escrevi memorandos falando sobre esse problema em termos gerais. Sabia que precisava fazer alguma coisa, mas não consegui", disse. "Um presidente-executivo precisa assumir a responsabilidade. Eu errei". Schmidt, que em abril concluiu seus dez anos como presidente-executivo do Google e transferiu o comando a Larry Page, 38, co-fundador da empresa, fez os comentários durante a conferência D9, organizada pelo blog AllThingsD. O Google, que teve receita bruta de 29 bilhões de dólares no ano passado, é o maior serviço mundial de buscas. Mas suas operações com publicidade, a base dos negócios da companhia, estão sob ameaça de empresas mais jovens e em rápido crescimento, como Facebook e Groupon, enquanto o surgimento de novos equipamentos tecnológicos despertou rivalidade crescente também com a Apple.

Durante uma entrevista de 90 minutos conduzida no palanque do evento, Schmidt discutiu o cenário cada vez mais competitivo do mercado e as crescentes pressões regulatórias e de defesa da privacidade que o Google vem sofrendo. Mas o executivo pareceu desconsiderar a gigante de software Microsoft, que "não vem propelindo a revolução do consumidor". Antigo membro do conselho da Apple, Schmidt admitiu que o relacionamento entre as duas empresas se tornou "difícil" quando o Google começou a desenvolver seu sistema operacional Android para celulares inteligentes, ainda que as companhias continuem parceiras em alguns negócios. O Google renovou recentemente o acordo com a Apple para fornecimento da tecnologia de mapas usada no iPhone. 

E pelo visto, embora a Google continue muito bem obrigado, está cada vez mais próximo o tempo em que ela não reinará sozinha. Quanto a questão de parceria com o Facebook, óbvio que a Google errou mesmo, pois perdeu muito tempo tentando a parceria e parece ter esquecido de tentar inovar e inventar, enquanto que o facebook não parou de inventar novas ferramentas, tecnologias e propaganda. Acho que uma parceria entre Facebook e Orkut seria uma ótima para os usuários das duas redes e principalmente para ambas a empresas, só que pelo visto isso está cada vez mais distante. Tudo isso mostra que a corrida da concorrência já começou pela preferência dos consumidores e usuários, e quem não está conseguindo firmar parcerias importantes, é melhor não perder tempo e procurar seguir sozinha.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |