Blog parado por tempo indeterminado

Brasil é levantada em sinal de protesto contra o aumento dos preços dos transportes

13 junho 2013

Brasil, acostumado a protestar nas ruas, desta vez aumentou nas principais cidades do país contra o aumento das tarifas nos transportes públicos. Em São Paulo, nesta noite de terça-feira, pelo terceiro dia consecutivo, manifestantes entraram em confronto com a polícia e queimaram dois ônibus. No Rio de Janeiro, onde 32 pessoas foram presas, houve outro confronto da população com a aplicação da lei. Para a quinta-feira ainda haverá mais protestos no centro da cidade. As autoridades das localidades onde o protesto cresce condenam as  ações violentas contra a propriedade pública. Em São Paulo, um dos pontos altos do protesto, manifestações encontrou o governador do estado e o prefeito da cidade de Paris, defendendo a candidatura da maior cidade do Brasil para sediar a Exposição Universal de 2020. Geraldo Alckmin e Fernando Haddad tem sido duros  para  com os manifestantes e o vandalismo. As manifestações vieram em um momento de crise econômica, com inflação alta, queda do mercado de ações (ontem perdeu 3%) e o dólar tocando a 2,20 real. 

A presidente Dilma Rousseff, que chegou ontem de sua viagem a Portugal, tem-se preocupado com as manifestações, mas também para os problemas da economia que custam primeira derrota em oito pontos até agora alta popularidade. Ontem à noite Rousseff convocou ao Palácio Presidencial ministro da Economia, Guido Mantega, e da Justiça, José Eduardo Cardozo. Na cidade de Natal, os alunos, com as suas manifestações, obrigou as autoridades a menores taxas de transporte . E em Florianópolis a paralisação  dos transporte público  foi de 100%. Cerca de meio milhão de cidadãos ficaram sem transporte. Os preços dos transportes públicos no Brasil são muito elevados em relação ao salário-base dos trabalhadores, especialmente quando não há ingressos para quem usá-los regularmente. Ingressos individuais em São Paulo, que permite até quatro viagens em três horas (na maior cidade da América do Sul, com o inferno tráfego proverbialmente, muitas viagens demoram mais do que isso) custa 3,20 reais . Para aqueles que têm que fazer uma viagem de volta de volta mais seis dias por semana, gastando com transporte pode ultrapassar 200 reais por mês, quando o salário mínimo é de 678 reais . 

 No entanto, a classe média neste país acostumado a protestos nas ruas, é batem palmas para as autoridades, que chamou a polícia entregou-os contra as manifestações que estão paralisando o tráfego nas cidades e na própria ruas supercongestionadas. As manifestações estão a criar um alarme especial. Nem mesmo ao enfrentar os grandes escândalos de corrupção política já pessoas tomaram as ruas. Mais uma vez, aqui é realmente a famosa frase atribuída a Bill Clinton: "É a economia, estúpido". ( El País)

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |